Equipamento já foi reposto e a produção de bilhetes voltou a normalidade
Oito computadores desapareceram nas instalações dos Serviços Provinciais de Identificação Civil de Cabo Delgado, na semana passada. Trata-se de computadores usados para a captação e validação de dados durante a produção de Bilhetes de Identidade. Face à situação, apenas estavam a funcionar serviços mínimos.
Entretanto, o equipamento já foi reposto e a produção de bilhetes está a ser feita normalmente. De acordo com o porta-voz da Direcção de Identificação Civil ainda não há ninguém detido, mas a polícia já tem pistas.
Alberto Sumbane, Porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil, espera que as pistas que da polícia tenham efeitos para que os envolvidos sejam responsabilizados.
O porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil, que falava hoje no habitual encontro com a imprensa, fez saber que na semana passada foram detectadas mais de 140 pessoas com certidões de nascimento falsas.
“Estamos a ter números cada vez elevados de certidões de nascimentos falsos”, disse o porta-voz, acrescentando que na semana passada houve 96 casos e esta semana subiu para 146, e o maior índice ocorre em Manica, com 139 casos.
Na semana que vai de 25 de Abril a 1 de Maio, a Direcção Nacional de Identificação Civil emitiu mais de 1.700 Bilhetes de Identidade, em Nampula, de forma gratuita.
Fonte: O PAIS