Graça Machel, a ex-ministra da Educação e Cultura tem mérito reconhecido internacionalmente, pelo seu trabalho na defesa dos direitos das crianças.
O seu prestígio na arena internacional, e mesmo nos corredores da ONU, é por demais reconhecido. É também visível o trabalho da sua Fundação para o Desenvolvimento da So¬cie¬dade (FDC) em causas e realizações sociais. Em 1990 foi nomeada pelo Secretário Geral da Organização das Nações Unidas para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a "Medalha Nansen" das Nações Unidas em 1995.
Graça Machel já trabalhou para varies organizações internacionais entre elas, o Forum de Mulheres Africanas Educadoras, o Fórum de Liderança Africana e o Grupo Internacional para Crises. Ela é actualmente, presidente do Fund Board for the Global Alliance for Vaccines and Immunisation (GAVI), é membro do conselho de direcção da Universidade de Cape Town, e faz parte do Mecanismo Africano de Revisão de Pares.