Se os carros que dirigem sozinhos não são mais uma novidade, ao menos em termos de conceito, o que dizer de caminhões que dispensem os motoristas? Pois ao menos uma montadora já pensa em colocar um modelo desses nas estradas.
A Daimler, da Mercedes-Benz, apresentou o Future Truck 2025, que vem equipado com uma série de sensores, câmeras e radares que fazem o trabalho do motorista, deixando-o descansado e livre para efetuar outras tarefas durante o trajeto.
O veículo faz uma verdadeira varredura por onde trafega para enxergar as laterais, traseira e parte frontal, podendo entender a sinalização de trânsito e detectar pedestres e obstáculos. Ele também busca informações sobre os veículos ao redor como tipo, posição, tamanho, direção e velocidade.
O Future Truck 2025 calcula rotas e direção de forma a garantir economia de combustível e melhorar a precisão das entregas. E, como os caminhões poderão "conversar" entre si, é possível que se mantenham próximos para ocupar menos espaço nas estradas.
A ideia, segundo a empresa, não é substituir totalmente o motorista, mas deixar que o caminhão faça a parte monótona e ele ganhe mais tempo e qualidade para outras coisas. Embora o caminhão esteja programado para entrar no mercado só em 2025, a empresa já fez uma demonstração em condições reais, quando ele foi posto à prova numa autoestrada alemã a 85 km/h.