Os modelos de smartphone estão cada vez mais capazes de oferecer recursos variados em seus diversos modelos, mas uma coisa continua incomodando usuários de iPhones, Samsungs, Nokias, Motorolas, etc: a duração da bateria. É verdade que algumas duram mais que as outras, mas todas elas parecem durar pouco demais depois de certo tempo de uso do aparelho, que é cada vez mais essencial.
O problema, é que grande parte da responsabilidade pela durabilidade das baterias dos telefones pode ser culpa dos próprios usuários. Deixar o celular conectado na tomada enquanto você está dormindo ou deixá-lo descarregar completamente para poder voltar a colocar no carregador, por exemplo, são hábitos prejudiciais que muita gente reproduz acreditando que vai prolongar a vida das baterias.
Alguns desses simples erros comuns podem ser evitados para valorizar mais o seu celular e maximizar o poder de vida de sua bateria. Vamos conferir alguns deles.
1 – Usar qualquer carregador
Evite utilizar carregadores alternativos de fabricantes desconhecidos. Esses modelos não costumam incluir os mecanismos de segurança que protegem o aparelho de variações de energia e aquecimento, dentro outros. Uma falha de um adaptador pode acabar provocando danos irreparáveis à bateria ou ao celular. Se o seu carregador não é de um modelo original, pode danificar a performance da bateria, como capacidade de reter carga ou sua vida útil. É claro que os problemas só aparecem se esse hábito for frequente, o que significa que você pode contar com essas alternativas em situações de emergência.
2 – Carregar o celular na hora de dormir
Mesmo que seja um hábito completamente comum, não deixe o seu telefone carregando durante a noite! Isso pode provocar uma espécie de carregamento em excesso que é prejudicial para a saúde da bateria e acontece porque, ao chegar na carga máxima, a bateria continua recebendo energia, o que provoca uma alta tensão. O desgaste provoca uma espécie de cansaço na bateria, que faz com que ela tenha um desempenho menor por causa disso.
3 – Usar aplicativos que prometem melhorar a vida da bateria
Evite utilizar aplicativos que prometem melhorar a qualidade de sua bateria. A maioria deles, na verdade, afeita as baterias de forma negativa por estar consumindo energia do aparelho o tempo todo, mesmo quando rodando apenas em segundo plano. Além de forçar a utilização da bateria, eles desligam outros aplicativos de forma agressiva e podem diminuir o desempenho deles ou forçar reaberturas, o que também consome mais bateria.
4 – Usar o celular enquanto está sendo carregado
Evite utilizar o seu celular enquanto ele está conectado em fontes de energia. Ao utilizar o dispositivo dessa forma, você promove aumento de temperaturas que são terríveis para a bateria e ajudam a diminuir a vida útil do dispositivo.
